O Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras é um festival internacional de mulheres compositoras/criadoras que teve origem no Brasil e é organizado de forma colaborativa por autoras/produtoras em diversas cidades do mundo. Em Porto Alegre, teve sua segunda edição de 29 de setembro a 01 de outubro de 2017.
Foram 27 compositoras organizadas durante os quatro dias do festival – nascidas mulheres e/ou auto identificadas como mulheres, trazendo uma mostra da diversidade que a produção musical tem em Porto Alegre.
Apresentaram-se no evento, Catarina Domenici, Ana Fridman, Lila Borges, Paola Kirst, Alice Kranen, Ligia Lasevicius, Negra Jaque, Medula, Alessandra Bochio, Helena Bruzani, Ananda Zambi, Brenda Band, Thays Prado, Pâmela Amaro, Gabriela Lery, Cristalina, Filhas de Eva, Andrea Perrone, Chris Amoretti, Ana Lima, Caosmose, Trio das Três, Danny Calixto, Voloopia, Luana Bonfim, Daniela Vigo, Cuca Medina.
O objetivo do evento é que mulheres no mundo inteiro apresentem com confiança seus sentimentos e opiniões através da música como instrumentistas, regentes, arranjadoras e compositoras. Por meio de shows e outras atividades, o Sonora constitui um lugar tanto de divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras, como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de compositoras das várias vertentes e gêneros musicais.